Tipos de Tradução, Tradução, Tradução Acadêmica, Tradução para o Inglês, Tradução para o Português

Diferenças entre Tradução, Transliteração e Transcriação

Dúvida

Tradução, Transliteração e Transcriação

Você já ouviu falar em Tradução, Transliteração e Transcriação Compreenda as diferenças para conhecer melhor os serviços que estão disponíveis no mercado.

 A transliteração

A transliteração é a substituição de palavras de um idioma para outro. Esse processo é usado, por exemplo, na abordagem de nomes,  de endereços e de palavras com sentido literal. Se você deseja traduzir um texto escrito em caracteres japoneses para o alfabeto latino, é dessa estratégia que você precisa.

Tradução

É o ato de encontrar palavras de sentido equivalente no idioma desejado. Ao usar um tradutor, automático, o que você recebe é uma transliteração, já que o contexto não é considerado. É por isso que o resultado costuma ser tão ruim.

Diferentemente, a tradução respeita a gramática, a coesão e a coerência, o contexto e a cultura.

Transcriação

Quando não há uma equivalência direta, o tradutor precisa encontrar estratégias que preservem o sentido original, o que torna o processo mais complicado. Essa situação ocorre em textos que contêm analogias e metáforas, por exemplo.

Na prática

A maior parte dos textos exige uma combinação desses três elementos. O tempo necessário para executar cada tipo de alteração varia, mas a transcriação costuma ser a mais trabalhosa e a mais demorada. Naturalmente, isso influencia nos custos.  É por isso que projetos que contêm textos com linguagem figurativa e com influências culturais demoram mais tempo para serem traduzidos e custam mais caro.

 

Receive FREE resources, information and
insights from the translation industry!


Share your thoughts

Aviso importante: As opiniões aqui expressas pelos blogueiros e aqueles que prestam comentários são exclusivamente deles e não refletem as opiniões da Crimson Interactive ou qualquer funcionário da empresa. A Crimson Interactive não é responsável pela precisão de quaisquer informações fornecidas pelos blogueiros. Embora todo o cuidado seja tomado para fornecer aos leitores as informações mais precisas e análises honestas, utilize o seu poder de apreciação antes de tomar quaisquer decisões com base nas informações contidas neste blog. O autor não irá compensá-lo de qualquer forma, se você sofrer uma perda / inconveniência / danos devido / ao fazer a utilização de informações contidas neste blog.

Copyright © 2024 Ulatus Brasil Blog | Todos os direitos reservados.