Tradução, Tradução Acadêmica

A importância do par de idiomas na tradução acadêmica

Academic and Professional Translation

Academic and Professional Translation

Um especialista da tradução sempre domina ao menos dois idiomas: o do documento original (idioma de origem) e o idioma para o qual o documento será traduzido. Essas duas línguas são conhecidas como par de idiomas. É importante que o tradutor tenha essa especialização no par de línguas para evitar imprecisões e perda de sentido.

Os erros de tradução são agravados quando um terceiro idioma é somado aos demais. Ao escrever um artigo em francês para ser traduzido para o alemão, por exemplo, você precisará de um tradutor especialista em francês e em alemão. Mas o que acontece se apenas tiver disponível um profissional para traduzir a versão em alemão do seu artigo para o inglês? Se o tradutor souber que o idioma de origem é o francês e tiver profunda experiência nas três línguas, pode ser que ele seja capaz de trabalhar eficientemente. Do contrário, seu artigo terá uma versão em inglês de uma tradução em alemão e, provavelmente, apresentará um significado um tanto diferente da versão original além de possíveis erros, uma vez que o mesmo necessita ter experiência na área do seu estudo.

Procure por um tradutor especializado na área

Além de um tradutor que tenha fluência e foco em um par de idiomas, recomenda-se encontrar um profissional que tenha profundo conhecimento do assunto a ser traduzido. Um tradutor com formação na mesma área pode garantir que conceitos complexos e técnicos sejam compreendidos quando transpostos para outros idiomas.

O cientista trabalha inúmeras horas, às vezes até anos, para reunir as evidências necessárias para uma publicação relevante. Após tanta dedicação, torna-se essencial procurar por tradutores e revisores de qualidade, que não prejudiquem a sua pesquisa e que assegurem que a mensagem seja transmitida corretamente.

Este artigo foi escrito por Robert Stitt, o Content writer da Ulatus.

Receive FREE resources, information and
insights from the translation industry!


Share your thoughts

Aviso importante: As opiniões aqui expressas pelos blogueiros e aqueles que prestam comentários são exclusivamente deles e não refletem as opiniões da Crimson Interactive ou qualquer funcionário da empresa. A Crimson Interactive não é responsável pela precisão de quaisquer informações fornecidas pelos blogueiros. Embora todo o cuidado seja tomado para fornecer aos leitores as informações mais precisas e análises honestas, utilize o seu poder de apreciação antes de tomar quaisquer decisões com base nas informações contidas neste blog. O autor não irá compensá-lo de qualquer forma, se você sofrer uma perda / inconveniência / danos devido / ao fazer a utilização de informações contidas neste blog.

Copyright © 2020 Ulatus Brasil Blog | Todos os direitos reservados.